quinta-feira, 11 de abril de 2013

Óleo de Argão e os seu benefícios








O Óleo de Argão é extraído das sementes produzidas das frutas (nozes) da árvore de Argão (Argania spinosa) encontradas em poucas regiões da África como Marrocos, por isso é um dos óleos mais raros do mundo.   
Tradicionalmente, o óleo é produzido de forma manual, primeiro a polpa é retirada das nozes e são deixadas ao sol para secar, são utilizadas pedras para abrir as nozes para que as sementes possam ser removidas. Em seguida são levemente tostadas, para dar ao óleo um sabor rico e agradável. Um pouco de água é adicionada às sementes tostadas que são transformadas em pasta grossa, amassadas à mão para extrair o óleo. 





Os marroquinos utilizam o óleo de Argão como activo no tratamento da pele e cabelos há séculos.
O óleo, que é rico em ácidos graxos insaturados principalmente Omega 9 e tocoferóis naturais, é bastante útil na melhoria da força e saúde dos cabelos. Segundo especialistas o óleo de argão garante aspectos saudáveis aos fios dos cabelos, com maciez, mechas disciplinadas, fecha as escamas do cabelo, formando uma película que segura a hidratação e dá brilho.


O seu beneficio primário, vem de sua habilidade natural de hidratar, o que ajuda a diminuir o frizz, os fios revoltos e difíceis de controlar dos cabelos rebeldes.     
Semelhante às propriedades do óleo de jojoba, o óleo de argão consegue penetrar na fibra capilar e quase instantaneamente, melhorar a elasticidade folicular e aumentar a nutrição. Dá vida aos fios e ajuda a renovar os cabelos com danos causados pelo calor, vento, oxidação ou excesso de escova e química. É um activo muito eficaz no tratamento de cabelos danificados, capaz de nutrir e reestruturar cabelos secos e quebradiços, além de proteger os danos térmicos e mantém a cor dos cabelos coloridos por mais tempo. Recomenda-se também para a caspa ou queda de cabelo.
   
O óleo de argão pode ser prejudicial se usado em excesso ou próximo da raiz, pois há riscos de entupir os folículos capilares. O ideal é usá-lo e aplicá-lo da metade do comprimento para baixo.

Para a pele, o Óleo de Argão age neutralizando os radicais livres, prevenindo assim os danos na pele. Os seus princípios activos contêm propriedades anti-inflamatórias e saponinas que suavizam a pele e diminuem a acne e eczema, alem de reestruturar a barreira lipídica da pele, prevenindo a perda de água, ajudando a minimizar as linhas de expressão.

Deve-se ter cuidado em peles altamente oleosas, podendo causar acne inflamatória.
No entanto, tomando esse cuidado ele é altamente benéfico, resultando numa pele macia, hidratada e protegida contra os danos ambientais que podem levar ao envelhecimento precoce.



Alguns dos benefícios do Óleo de Argão para a saúde e tratamento da pele
  1. Reduz a aparência dos "pés de galinha" (rugas por baixo dos olhos).
  2. Tratamento eficaz para a pele seca
  3. Melhora a elasticidade da pele.
  4. Reduz irritações da pele. Rapidamente cura marcas causadas por arranhões na pele
  5.  Um dos factos mais surpreendentes factos acerca deste óleo, é que é tão bom para a pele seca como para a pele oleosa. O sebo, é uma mistura de óleos gordos e as células mortas da pele, segregado pelas glândulas sebáceas , que mantem a pele húmida e protege da secura da mesma. Contudo, este excesso de segregação é mau para a pele. O óleo de argão regula a segregação do sebo e mantém o seu nível equilibrado.
  6. O Óleo de Argão ajuda a prevenir esterias que aparecem na gravides
  7. Fortalece as unhas frágeis e quebradiças. Também fortalece a pele delicada das cutículas e torna-as mais macias
  8.  Este óleo ajuda no tratamento de doenças inflamatórias da pele como Acne, Psoríase e Borbulhas de Varicela enquanto o vírus  se encontra activo
  9. Para queimadura superficial e pele irritada - Desde a primeira aparição da vermelhidão, aplicar o óleo de argão na sua queimadura. Vai aliviar a queimadura. Também pode ser usado para a pele rachada. Ele permite que o rosto e as mãos maltratadas pelo vento, frio ou de sal (avisos aos navegantes ...) para amaciar e ajudar a regenerar..
  10. Na artrite e reumatismo, em que as articulações do corpo são danificadas, este óleo reduz as dores, quando aplicado localmente

Atenção, o óleo de argão não é um remédio! Para grandes lesões, consulte um médico!




















Como aplicar:

No rosto: Se tiver óleo de argão puro, algumas gotas são suficientes para todo o rosto. Normalmente é aplicado à noite como um agente hidratante.
A pele absorve rapidamente e não deixa uma sensação oleosa. Também pode ser usado como base para a maquilhagem .
Nas unhas: Misture partes iguais do óleo e sumo de limão e/ou água de flor de laranjeira. Mergulhe as unhas e cutículas nesta mistura durante 10 minutos.
Vai fortalecer e clarear as unhas e suavizar as cutículas.
No cabelo: Pode ser aplicado antes ou depois do banho.
Se aplicado antes do banho: Coloque algum óleo na cabeça e espalhe pelo cabelo, para que vá da raiz até às pontas. Depois, massaje suavemente no couro cabeludo. Use uma escova ou pente para distribuir de forma uniforme.
Enrole a cabeça numa toalha quente por algum tempo e só depois lave o cabelo. Pode adicionar o sumo de limão à água da última lavagem.
Pode colocar umas gotas na sua máscara hidratante. 
Para cabelo seco: Algumas gotas deste óleo, colocadas numa escova, ajudam a pentear o cabelo e deixa-no brilhante (como o efeito de um serum)
Para a pele: Misture algumas gotas de óleo de argão na sua água do banho -  vai amolecer a pele. 
Para um banho mais sensual, adicione à água do banho duas colheres de sopa de água de rosas e para o seu prazer, algumas pétalas de rosa (verão fresco e seco durante o inverno) não tratada.
Aqueça o óleo entre as palmas das mãos para facilitar a circulação e passe no corpo inteiro.Se quiser que o seu óleo de fragrância um pouco, pode adicionar óleo de argão algumas gotas de óleo essencial da sua escolha. 



Tratamento do cabelo e protecção

  1. O Óleo de Argão penetra nos poros capilares ou raizes e aumenta a elasticidade do cabelo. Também é muito nutritivo, o que ajuda ao crescimento do cabelo
  2. Também é muito bom para cabelo difícil de controlar. Restaura a suavidade do cabelo e deixa-o fácil de controlar
  3. Os anti-oxidantes naturais presentes no Óleo de Argão fortalecem o cabelo, reparando a membrana celular danificada do cabelo
  4. A presença da Viamina E torna-o um agente para tratamento capilar. Muitos agentes externos e internos como o calor, excesso de uso de modeladores e oxidação, danificam o cabelo. Esta vitamina restaura o cabelo natural, renova e repara os danos causados pelos agentes destrutivos.
Anti-Idade
O Óleo de Argão comprovou ser possível parar o envelhecimento da pele. 

Foi agora provado e muitos investigadores mostraram que não era um mero sonho e se consegue parar o envelhecimento da pele.Alguns alimentos como açúcar, chocolate, leite e altos níveis de carbohidratos causam degeneração, enquanto outros alimentos como vegetais, sementes e frutos crus, causam regeneração

 O óleo de Argão é extraído das sementes da árvore de Argão. Essas sementes são preservadas dentro da sua casca dura. Isto faz com que se armazenem os agentes anti-idade.


No tratamento das esterias:

  Normalmente, as esterias aparecem na gravidez, quando há aumento de peso ou a perda rápida do mesmo.
 As esterias da gravidez são as mais comuns, porque as mulheres passam por isto uma ou mais vezes na sua vida. Durante este periodo, as mulheres ganham peso rapidamente e mantêm esse peso por um longo periodo de tempo.
 A pele humana é muito elástica, mas obviamente tem as suas limitações. Quando os limites da elasticidade são ultrapassados, a pele parte. Assim, aparecem as linhas que, não sendo hidratadas atempadamente, se tornam linhas profundas.
 
O Óleo de Argão ganhou muita fama como cosmético preventivo e curativo das esterias. Este óleo penetra facilmente na pele hidratando-a e deixando a pele muito suave ao toque.
Rico em anti-oxidantes, é formulado naturalmente para trabalhar em sinergia com outros componentes essenciais para reduzirem as esterias.
Mesmo assim, é melhor prevenir estas marcas, aplicando regularmente durante a gravidez. Assim, previne a quebra da estrutura de proteínas essenciais como o colageneo e a elastina.
Alem de preservar a integridade e elasticidade da pele, naturalmente a protege da oxidação e previne os danos internos e externos da pele. Também trata a descoloração da pele resultante das esterias.









1 comentário:

Deixe o seu comentário e opinião. Beijo no coração! <3