Ultimamente, tenho feito o seguinte: Em jejum, uma colher de chá com canela misturada.
Porquê? Porque preciso cicatrizar feridas no interior do organismo. Sim, resulta e até mesmo a azia, que era constante, passou!
O meu avô é apicultor e tenho o melhor e mais puro mel do mundo! Sem qualquer aditivo, o mel é passado do favo directamente para o frasco. Assim, sei que o tratamento é o melhor.
Deixo-vos informações científicas retiradas do site http://www.conhecimento.com.br/materias.php?id=5&tipo=terapia) para que tudo seja o mais plausível possível
MEL
O mel foi usado por quase todos os povos da terra, antigos e modernos, como um eficiente remédio.
Desde o antigo Egipto passando pela Grécia, Índia, China, Rússia e países árabes cujas tradições vem fazendo com que em toda a parte do mundo, o mel seja considerado um fortificante e energético excepcional para o organismo (25% mais doce que o açúcar).
É fabricado pelas abelhas a partir do néctar (secreção doce que é colhida nas flores), e produzido através da acção de algumas enzimas no interior do insecto.
Seus nutrientes e enzimas devem ser conservados a 37 graus (a mesma temperatura da colmeia).
Pode variar de acordo com a flora (região onde são recolhidos) e pelo modo de preparação (mel de favo, mel de extracção). Devido à concentração de óleos voláteis, vitaminas, sais minerais e determinados tipos de ácidos que o compõem, é um alimento muito nutritivo que não engorda.
O mel , tem sido considerado por curadores, de todas as épocas, um alimento saudável e ao mesmo tempo um medicamento importante.
Propriedades – É constituído de 17% de água, 3% de substâncias diversas (aminoácidos, ácidos orgânicos, potássio, cálcio cobre, ferro, magnésio e fósforo, vitaminas B1, B2, PP), enzimas (invertases, amilases e diastases que auxiliam na digestão dos alimentos), inibina (substância protectora antibiótica e anti-séptica), protídeos, e 80 % de açúcares: maltose, sacarose, meleitoze, glicose e frutose.
Os dois últimos constituem cerca de 70 a 75% dos açúcares simples assimiláveis directamente pelo organismo sem recorrer à insulina.
Tem suave efeito laxativo (impede a fermentação intestinal) e pela ação cicatrizante em queimaduras e ferimentos externos.
Conselhos – Por herdar as virtudes medicinais da planta de onde foi extraído seu néctar, o mel de alfazema é bom para a pele, o de alecrim para o fígado, o de hortelã para as funções digestivas, o de laranjeira para o sistema nervoso.
O mel é ainda indicado no tratamento de feridas.
Os antigos egípcios o aplicavam sobre as chagas e o consideravam um dos remédios mais eficazes das afecções dos olhos.
Os hebreus, há 3000 anos, usavam o mel das abelhas para tratar tanto as doenças dos homens quanto dos animais.
Em épocas muito antigas, o mel já trazia excelentes resultados no tratamento das vias respiratórias superiores.
O uso de inalação à base de mel age sobre as mucosas do nariz e da laringe, e ainda sobre os alvéolos pulmonares.
Sendo assim, o mel possui efeito bactericida local e fortificante geral do organismo.
Durante séculos, a tuberculose era tratada com mel dissolvido ao leite, devido às propriedades fortificantes que aumentam as resistências do organismo, sendo ainda um alimento excelente para o estômago.
Favorece o processo de assimilação ao nível do intestino, e eficaz em caso de prisão de ventre.
O mel de tília diminui a secreção do suco gástrico e da sua acidez. Sua acção facilita a cicatrização da úlcera da mucosa gástrica.
É muito benéfico em casos de doenças do fígado e infecções renais.
Exerce influência benéfica sobre o sistema nervoso.
Uma colher de mel equivale ao valor de 2 bananas, ou 2 laranjas, ou 40 gr. de queijo, ou 300 gr de ervilhas.
É muito indicado para a alimentação dos recém-nascidos, crianças e idosos.
O mel puro com o passar do tempo se cristaliza. É um fenómeno natural que acontece devido à percentagem de água e de glicose presente. A temperatura e outros factores também induzem a cristalização. Quando fervido, pode perder suas propriedades.
Dicas
- Recomenda-se o uso do mel para o tratamento da pele seca e envelhecida. Ele ajuda a tornar a pele mais firme e suave.
- Máscaras com o produto puro ou com proporções iguais de ovos e natas representam um processo muito mais eficaz do que o uso de cremes artificiais. O mel amacia e enriquece os tecidos musculares.
- Uma colher de sopa de mel com algumas gotas de limão, limpa a pele de inúmeras impurezas, tornando-a refrescante e suave (cuidar somente para não se expor ao sol).
- Banhos de imersão com mel (200 A 50gr), Também ajudam a tratar o corpo. Previne certos males da pele e do organismo.
- Para prisão de ventre, dissolver uma colher de sobremesa de mel num copo de água, tomando ao deitar e em jejum pela manhã.
- Pessoas que sofrem de nervosismo e insónia devem tomar uma colher de sobremesa antes de deitar.
- Para os adultos, tomar uma colher de mel em jejum, é segredo de longevidade.
- Para curar furúnculos, deixe o mel morno e o coloque sobre uma gaze. Depois aplique-o no machucado. Você também pode misturá-lo com farinha de trigo.
- O mel é bom para proteger e recuperar a pele com queimaduras; é bactericida e não há perigo de infecção.
Cuidados ao tomar mel
Jamais devemos aquecer o mel acima de 40ºC para não perder suas características. O verdadeiro mel é opaco e cristaliza, transformando-se numa pasta macia com vários grânulos.
Jamais devemos aquecer o mel acima de 40ºC para não perder suas características. O verdadeiro mel é opaco e cristaliza, transformando-se numa pasta macia com vários grânulos.
Alergia ao mel
Existem pessoas que têm sensibilidade ao uso do mel, assim como a certos produtos alimentares como o morango, chocolate, ovos, entre outros que podem causar reacções alérgicas, ou manifestam-se sob a forma de mal-estar, vertigens, elevação de temperatura, náuseas, urticária, eczema, vómitos e diarreia. Reacções desse tipo só acontecem em indivíduos muito sensíveis, e quando ocorrem pelo uso do mel, podem ser causados pelos grãos de pólen nele existente (rico em proteínas).
Indicações:
Além de ser um alimento muito saudável, de agradável sabor, apreciado e indicado para pessoas de todas as idades, desde crianças da mais tenra idade até a velhice, suas propriedades terapêuticas têm se mostrado eficazes no tratamento e prevenção nos casos de: anemia, gripe, anorexia, cansaço físico e mental, desnutrição, tosse, bronquite, hipoglicemia, atraso de crescimento, conjuntivite, queimaduras, deficiência constitucional, prisão de ventre, nefrites, má dentição.
Além de ser um alimento muito saudável, de agradável sabor, apreciado e indicado para pessoas de todas as idades, desde crianças da mais tenra idade até a velhice, suas propriedades terapêuticas têm se mostrado eficazes no tratamento e prevenção nos casos de: anemia, gripe, anorexia, cansaço físico e mental, desnutrição, tosse, bronquite, hipoglicemia, atraso de crescimento, conjuntivite, queimaduras, deficiência constitucional, prisão de ventre, nefrites, má dentição.
Uma vez que o uso que estou a fazer é com canela, deixo aqui outras tomas, com outros benefícios:
BENEFÍCIOS DO MEL COM CANELA
É sabido que aquela mistura de mel e canela cura a maior parte de doenças. O mel é produzido em quase todos os países do mundo. A ciência afirma que embora o mel seja doce, se ingerido na dosagem certa, a título medicinal, ele não prejudica pacientes diabéticos. A revista canadense "Notícias Mundiais Semanais" publica uma lista de doenças que podem ser curadas com Mel e Canela, segundo cientistas ocidentais.
USE REGULARMENTE NO CAFÉ DA MANHÃ
1) DOENÇAS DE CORAÇÃO:
Faça uma pasta de mel e pó de canela e aplique-a no pão, em vez de geleia, usando-a regularmente no café da manhã. Esta mistura reduz o colesterol nas artérias e evita o ataque cardíaco ou sua repetição.
O uso regular dessa pasta também alivia a perda da respiração e fortalece as batidas do coração.
Na América e no Canadá, várias casas de assistência a idosos utilizam o método para protecção aos pacientes, notando-se que a canela revitaliza artérias e veias
2) ARTRITE:
Os pacientes de artrite podem tomar diariamente, de manhã e à noite, uma xícara de água quente com duas colheres de mel e uma colher de chá de pó de canela.
Se tomado regularmente, até a artrite crónica pode ser curada.Numa pesquisa recente, conduzida na Universidade de Copenhaga, quando os doutores trataram os seus pacientes com uma mistura de uma de colher de sopa de mel e meia colher de chá de pó de canela, antes do café da manhã durante uma semana, das 200 pessoas seleccionadas praticamente 73 obtiveram alívio total da dor, e em um mês a maior parte dos pacientes, que não podia andar ou se movimentar devido à artrite, voltou a se movimentar sem sentir dor
4) COLESTEROL:
Duas colheres de sopa de mel e três colheres de chá de canela, misturadas a meio copo de chá, são capazes de reduzir em 10% o nível de colesterol no sangue dentro de 2 horas. Como mencionado para pacientes artríticos, se tomado 3 vezes ao dia, ajuda a curar o colesterol crónico.Além disso, mel puro tomado com comida diariamente alivia reclamações de colesterol
4) INFECÇÕES DE BEXIGA:
Tome duas colheres de sopa de pó de canela e uma colher de chá de mel dissolvidas em um copo de água morna.
A mistura destrói os germes na bexiga.
A mistura destrói os germes na bexiga.
4) SISTEMA IMUNE:
O uso de mel e pó de canela diariamente fortalece a imunização de nosso sistema protegendo o corpo de bactérias e ataques virais.
Os cientistas provaram que o mel tem várias vitaminas e grande concentração de ferro.
O uso constante do mel fortalece os glóbulos brancos para lutar contra bactérias e doenças virais
O uso constante do mel fortalece os glóbulos brancos para lutar contra bactérias e doenças virais
Dicas:
MORDIDAS DE INSECTO:
Misture uma parte de mel a duas partes de água morna e acrescente uma colher de chá de pó de canela, fazendo uma pasta.
Faça uma massagem o local picado, lentamente, e a dor cederá dentro de um ou dois minutos.
PERDA DE CABELO:
Os que têm problemas de perda de cabelo, ou calvície, podem aplicar uma pasta feita com azeite quente, uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de pó de canela antes do banho. Aguardar de 5 a 10 minutos e lavar o cabelo normalmente
DOR DE DENTES:
Faça uma pasta de uma colher de chá de pó de canela e cinco colheres de chá de mel e aplique no dente dorido.
A aplicação pode ser feita 3 vezes por dia
CALAFRIOS: (Resfriado)
Os que sofrem de calafrios, comuns ou severos, devem tomar diariamente uma colher de sopa de mel morno com ¼ de colher de pó de canela durante 3 dias.Este processo cura tosse crónica, o frio e compensará os seios
ESTÔMAGO DE POMBO:
O Mel tomado com o pó de canela alivia dores de úlceras de estômago. Tomar duas vezes ao dia, após as principais refeições
GASES:
Segundo estudos feitos na Índia e no Japão, o estômago ficará aliviado de gases, se o mel for tomado com o pó de canela, duas vezes ao dia, após as principais refeições
INDIGESTÃO:
O pó de canela, salpicado em duas colheres de sopa de mel e ingerido antes da comida, alivia a acidez e ajuda na digestão de refeições pesadas
INFLUENZA:
Um cientista na Espanha comprovou que o mel contém o ingrediente natural que mata os germes da"influenza" e protege o paciente contra seu ataque
LONGEVIDADE:
Chá feito com mel e pó de canela, quando tomado regularmente, detém as devastações da idade.
Ferva 4 colheres do mel, 1 colher de pó de canela e 3 xícaras de água, para fazer um chá.
Beba ¼ de xícara 3 a 4 vezes por dia.
Serve para manter a pele fresca e suave além de permitir maior longevidade, fazendo com que você execute pequenas tarefas com muito mais facilidade
BORBULHAS OU PÊLOS ENCRAVADOS:
Fazer uma pasta com três colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela em pó.
Aplique-a nos pêlos encravados, antes de dormir, e lave-as na manhã seguinte com água morna.
Se feito diariamente durante duas semanas, ela retira as borbulhas da raiz
INFECÇÕES DE PELE:
Aplicação de mel e pó de canela, em partes iguais sobre as partes afectadas, curam eczema, tinha e todos os tipos de infecções de pele. Usar após o banho, sobre a região bem limpa
CANCRO:
Pesquisa recente no Japão e Austrália revelou que tanto o cancro do estômago como o de ossos foram curados com sucesso.
Os pacientes que sofrem dessas espécies de câncer devem tomar diariamente aquela colher de sopa de mel com uma colher de chá de pó de canela, durante um mês, 3 vezes por dia
FADIGA:
Os estudos recentes mostraram que o conteúdo de açúcar do mel é mais útil que nocivo à força do corpo. As pessoas idosas que recebem o mel e o poder da canela em partes iguais são mais vigilantes e flexíveis. Doutor Milton, o responsável pela pesquisa, afirma que aquele copo de água tomado com meia colher de sopa de mel salpicada com pó de canela, diariamente ao levantar e à tarde, aproximadamente às 15h, quando a vitalidade do corpo começa a diminuir, revigora a vitalidade do corpo dentro de uma semana
MAU HÁLITO:
A primeira coisa a fazer pela manhã é um gargarejo com uma colher de chá de mel e pó de canela.
Modo de fazer: misture o pó de canela em água quente, e depois coloque o mel.
Assim a respiração se mantém fresca por todo o dia
Modo de fazer: misture o pó de canela em água quente, e depois coloque o mel.
Assim a respiração se mantém fresca por todo o dia
PERDA DE AUDIÇÃO:
Fazer uso diário de mel e pó de canela, tomado em partes iguais, melhora a audição
Cuide da sua saúde
Cuide de si e sinta-se bonita
e pronto, cada vez que auqi venho deparo-me com imensas dica super fantásticas para mim. beijinhos
ResponderEliminarAinda bem Joana :)
ResponderEliminarÉ sempre bom podermos associar produtos naturais à nossa saúde e bem estar. (e claro que à nossa pele)
Obrigada pelos teus comentários sempre positivos.
Um beijinho
Tenho um problema na bexiga que urino sangue será que o mel com canela resolve sanar o meu problema eu sou diabético e tenho labirintite
ResponderEliminar